Provincial dos Jesuítas do Brasil realiza visita ao Núcleo Apostólico Manaus

Provincial dos Jesuítas do Brasil realiza visita ao Núcleo Apostólico Manaus

Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, conheceu de perto as obras e frentes apostólicas da Companhia em Manaus, reforçando a importância da missão compartilhada, do trabalho em rede e da presença jesuíta na Amazônia

De 28 à 30 de maio, o Provincial da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, realizou uma visita ao Núcleo Apostólico Manaus, fortalecendo o diálogo com as obras, comunidades e colaboradores que integram a missão da Companhia de Jesus na capital amazonense.

A visita aconteceu logo após a reunião do Conselho para a Missão, realizada na Casa de Retiros Vicente Cañas, reunindo jesuítas de diferentes localidades para momentos de discernimento, avaliação e planejamento apostólico. Em sua passagem por Manaus, o Provincial esteve em diálogo com representantes da Casa de Retiros Vicente Cañas, Fé e Alegria, Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), Centro MAGIS Amazônia, Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies), Área Missionária Santa Margarida de Cortona e Centro de Serviços à Missão.

Além das visitas às obras, Pe. Francys reuniu-se com os jesuítas do Núcleo Apostólico Manaus (NAM), participando de momentos de partilha comunitária e de conversas pessoais com os religiosos. O Provincial também visitou as comunidades jesuítas presentes na cidade, fortalecendo os vínculos fraternos e acompanhando de perto a vida e a missão dos companheiros que atuam na região.

Ainda durante sua permanência em Manaus, no dia 25 de maio, Pe. Francys encontrou-se com o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, reforçando a comunhão entre a Companhia de Jesus e a Igreja local e dialogando sobre os desafios e perspectivas da missão evangelizadora na Amazônia.

Durante os encontros, Pe. Francys conversou com coordenadores, colaboradores e colaboradoras das diferentes obras, conhecendo mais de perto a realidade de cada frente apostólica. Na ocasião, foram apresentadas as principais atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e o trabalho de articulação em rede realizado pelas instituições. Também houve espaço para a partilha dos participantes, que puderam expressar como vivenciam sua atuação nas obras da Companhia de Jesus e sua contribuição para a missão comum.

A visita constituiu um importante momento de escuta, diálogo e fortalecimento da caminhada apostólica. Ao conhecer mais de perto o trabalho realizado pelas equipes, o Provincial manifestou sua alegria pela dedicação dos colaboradores e colaboradoras, incentivando todos a seguirem com esperança, compromisso e espírito de serviço na missão que lhes foi confiada.

Na noite de 29 de maio, a programação foi concluída com uma celebração eucarística que reuniu colaboradores das obras jesuítas presentes em Manaus, parceiros da missão e diversos jesuítas. O momento foi marcado pela ação de graças pela caminhada apostólica desenvolvida na região e pela renovação do compromisso com a missão da Companhia de Jesus na Amazônia.

Em sua homilia, Pe. Francys destacou a riqueza das diferentes presenças apostólicas que compõem o Núcleo Manaus, ressaltando que cada obra responde, de maneira própria, aos desafios e necessidades da realidade amazônica. Segundo ele, a diversidade de serviços desenvolvidos expressa a ação de Deus na missão e contribui para a construção de respostas concretas junto às populações e comunidades acompanhadas pela Companhia de Jesus.

O Provincial também enfatizou a importância de fortalecer o sentido de corpo apostólico e o trabalho em rede entre as diferentes obras. “Somos chamados a avançar juntos, como irmãos e irmãs que se escutam, se ajudam e colocam seus dons a serviço uns dos outros. Nenhum de nós é absoluto; precisamos receber dos outros aquilo que não temos e, ao mesmo tempo, oferecer aquilo que Deus nos confiou de maneira única”, afirmou.

Em outro momento da reflexão, destacou que a identidade das obras se fortalece justamente quando seus dons e características próprias são colocados a serviço da missão comum. “Deus não cria cópias. Deus cria filhos e filhas únicos. À medida que descobrimos aquilo que temos de singular e oferecemos isso aos outros, fortalecemos nossa identidade e contribuímos para o crescimento do corpo apostólico”, disse.

Ao concluir sua homilia, o Provincial recordou que a Igreja é formada por pessoas comprometidas com o seguimento de Jesus e encorajou os participantes a continuarem aprofundando sua identidade missionária, fortalecendo a caminhada conjunta da Companhia de Jesus e do povo de Deus na Amazônia.

Após a celebração, colaboradores, parceiros e jesuítas participaram de um momento de confraternização, encerrando a visita em clima de fraternidade, gratidão e renovação do compromisso com a missão.